O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, destacou nesta terça-feira (1.º) que o Portal da Transparência da Casa vai funcionar nesta quarta-feira (2) com alguns balanços financeiros e que aos poucos serão inseridos os dados completos sobre funcionários efetivos, comissionados, aposentados e gastos.
A partir de agora, cada deputado ficará responsável pelas despesas de seu gabinete, assim como pelos funcionários comissionados indicados por ele. “Não temos como mexer nos valores dos gabinetes, das lideranças e das comissões permanentes. Antes, jogavam todos os comissionados em um bolo só e não era possível saber onde estavam estes funcionários”, contou Rossoni.
A relação virá discriminada por departamentos. Do total de comissionados na Casa, apenas 30% está na parte administrativa, segundo Plauto Miró, primeiro secretário da Mesa Executiva. Rossoni disse que não caberá ao presidente e ao primeiro secretário explicações sobre os gabinetes, as lideranças e as comissões, onde estão o restante dos comissionados. Cada deputado tem direito a R$ 60 mil para a contratação de até 23 funcionários.
Todos os comissionados passam, a partir desta quarta-feira (2), a bater ponto. Estão excluídos da medida apenas os sete diretores da Casa. Os equipamentos para o controle de pessoal estão sendo instalados e, quem não estiver trabalhando, vai deixar de receber salários. A lista completa dos comissionados já foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (28). “Não queremos nos eximir da responsabilidade. Mas temos que imputar a responsabilidade aos deputados”, explicou Rossoni.
De acordo com ele, se houver irregularidades com os comissionados de gabinetes, lideranças e comissões permanentes, será aberta sindicância e o caso repassado para o Ministério Público.
Leia mais:
Medidas na Assembleia geram economia de mais de R$ 3 milhões
Servidores questionam Plauto Miró sobre cortes de gratificações
AL espera resolver questão dos servidores sem concurso em um mês
Contratos de prestadores de serviços da AL serão revisados