Mais de 400 pessoas participaram segunda-feira do lançamento do projeto Portal da Comunidade, no Palácio Iguaçu. Através do Portal as comunidades carentes do Paraná poderão ter acesso aos serviços de Governo Eletrônico oferecidos pela internet. Este projeto está sendo coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade e a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos. O vice-governador Orlando Pessutti representou o governador Roberto Requião.

O Portal da Comunidade é resultado de uma parceria entre órgãos do governo do Estado, a iniciativa privada, instituições de ensino e a sociedade civil organizada e é considerado uma iniciativa de responsabilidade social. A Celepar também é parceira na área de treinamentos com o curso de Tecnologia da Informação.

O projeto prevê o treinamento de líderes comunitários para que eles se tornem agentes multiplicadores do conhecimento. A meta é contribuir para que, gradativamente, as comunidades se tornem auto-sustentáveis. Para acessar o Portal basta entrar no site do governo através do endereço: www.pr.gov.br/serc. Segundo Pessuti, já há estudos para implantar outros pontos de acesso comunitários inclusive no meio rural.

Segundo o secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, o governo do Estado dá um importante passo quando lança este projeto de inclusão social, uma das prioridades governo de Roberto Requião. Ele informou que Portal da Comunidade é o início de um grande trabalho de inclusão social e que levar a tecnologia para comunidades carentes é assunto prioritário.

Um projeto-piloto está mobilizando quatro comunidades do municípios de Agudos do Sul. A partir da próxima semana serão instalados os microcomputadores nas associações de bairro disponibilizando o acesso à internet.

continua após a publicidade

continua após a publicidade