Por telefone, de NY, Requião demite auxiliar

O governador Roberto Requião (PMDB) mandou demitir ontem, em telefonema de Nova York, o diretor do Centro de Convenções de Curitiba, advogado Ogier Buchi. A demissão foi confirmada pelo líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Natálio Stica (PT).

Há dois dias, o líder do governo vem tentando contornar os ataques dos deputados de oposição, que denunciaram uma guerra interna no governo entre dois secretários, o de Comunicação Social, Airton Pissetti, e o de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Luís Mussi. Em coluna assinada no jornal Gazeta do Paraná, Buchi fez uma denúncia de cobrança de propina, envolvendo os dois secretários.

A coluna de Buchi foi usada como instrumento de acusação pela bancada de oposição ao governo. O diretor do Centro de Convenções acusou o secretário de Comunicação de ter exigido parte das verbas destinadas à publicidade que seriam liberadas para o Canal 21, de Curitiba, pertencente a Mussi. Como Buchi já foi diretor-geral da Secretaria de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e apresenta um programa no Canal 21, a conclusão do Palácio Iguaçu foi que Mussi estava por trás da denúncia.

Durante toda a tarde, circularam versões de que o secretário da Indústria e Comércio também deixaria o governo, mas a informação não foi confirmada pela assessoria do governo do Estado. O governador interino Orlando Pessuti também não se pronunciou sobre o caso. O retorno de Requião dos Estados Unidos está previsto para este final de semana.

O líder do governo na Assembléia Legislativa disse que a demissão de Buchi não é suficiente para sepultar o assunto. Segundo Stica, o caso somente estará encerrado quando o secretário de Comunicação responder se aceita o convite da Assembléia Legislativa para esclarecer o episódio em plenário. O líder da oposição, Durval Amaral (PFL), apresentou requerimento convocando Pissetti para prestar esclarecimentos ao plenário, na próxima terça-feira, dia 30. Mas a liderança do governo conseguiu um acordo com a oposição para transformar a convocação em convite, que o secretário ainda não disse se aceita. "É uma oportunidade que o secretário tem de explicar tudo isso. Porque isso tudo somente será resolvido depois de explicado", disse Stica.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo