Polícia Federal faz perícia em fazenda de Olavo Calheiros no Alagoas

Agentes da Polícia Federal em Alagoas realizam perícia em uma propriedade do deputado federal Olavo Calheiros (PMDB), no município de Murici, a 51 quilômetros de Maceió. A perícia foi determinada pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha, após denúncia de dano ambiental.

Segundo a denúncia, os danos ambientais estariam sendo causados à Estação Ecológica de Murici, que abrange uma área de 6.116,43 hectares, localizada a 15 quilômetros da cidade de Murici, administrada por Renan Filho (PMDB), filho do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

A Estação Ecológica de Murici foi criada em maio de 2001 e abriga pelo menos 14 espécies de aves ameaçadas de extinção, o maior número entre os remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste. Além disso, pesquisas desenvolvidas a partir dos anos 80 levaram à descoberta de quatro novas espécies de aves: o limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi), o zidedê-do-nordeste (Terenura sicki), a choquinha-de-Alagoas (Myrmotherula snowi) e o cara-pintada (Phylloscartes ceciliae).

Segundo os técnicos do Ibama, a situação de todas as aves endêmicas (não-encontradas em outros locais) é bastante preocupante por causa do contínuo processo de desmatamento na região, onde pouco restou da Mata Atlântica.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo