PMDB registra Aldo Parzianello no TRE

O Diretório Estadual do PMDB registrou ontem a candidatura ao Senado do ex-secretário de Justiça e Cidadania Aldo Parzianello. Antes de ter seu registro definitivo, a candidatura deve ser julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de forma que o tempo dos outros candidatos ao Senado só será alterado quando houver a aprovação.

A assessora jurídica do PMDB, Marlene Zanin, explicou que enquanto o partido esteve coligado com PSDB ficou impedido de ter candidato ao Senado. Mas com a anulação da aliança no dia oito deste mês, a assessora entende que agora o registro é possível. ?Como havia coligação com o PSDB para eleições proporcionais, não havia condições legais. Mas a partir da anulação da aliança ficou estabelecida a possibilidade de lançamento da candidatura ao Senado?, avaliou.

Marlene disse estar certa de que não se trata de substituição formal de candidatura, uma vez que havia o apoio à reeleição do senador Alvaro Dias (PSDB). ?Mas, cessado o impedimento, é natural que a candidatura seja deferida, como se fosse uma substituição?, declarou.

O candidato ao Senado da Coligação Voto Limpo (PPS-PFL), Luiz Felipe Haj Mussi, disse ontem que assim que for aberto o prazo vai pedir a impugnação da candidatura Parzianello, por entender que a data-limite para registro de candidatos, segundo a Lei Eleitoral, se encerrou no último dia 30 de junho.

Para Mussi, trata-se de lançamento de candidatura e não substituição. ?A lei permite a substituição de candidatos e não candidatura originária. Ao se coligar com o PSDB, o PMDB abriu mão de lançar candidato ao Senado. Mussi acredita que mesmo com o fim da aliança, a lei não devolve o tempo para as inscrições.

Na opinião do candidato ao senado da coligação Voto Limpo, a aprovação da candidatura de Parzianello neste momento prejudica todos os outros candidatos e desorganiza o processo eleitoral. ?Além de não haver prazo para a inscrição, o horário eleitoral começou e o tempo teria que ser redistribuído. Vou apresentar todos esses argumentos no pedido de impugnação?, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo