Os deputados estaduais do PMDB estão pedindo ao governador Roberto Requião (PMDB) que explicite suas preferências na disputa interna do partido pela indicação do candidato à prefeitura de Curitiba nas eleições de outubro. A participação de Requião anteontem, no lançamento da pré-candidatura de Carlos Augusto Moreira Júnior, foi vista pela bancada como o mais forte indicativo de que Requião já fez sua opção pelo reitor da Universidade Federal do Paraná.
A maioria da bancada prefere o presidente da Cohapar, Rafael Greca, que está na disputa junto com os deputados federais Rodrigo Rocha Loures, Marcelo Almeida e o deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior. Mas os deputados não pretendem se contrapor a Requião. Por isso, defendem que antes da reunião do conselho político do partido, marcada para a próxima segunda-feira, dia 10, Requião anuncie sua posição. Nesta conversa, o conselho vai decidir se mantém ou não a convocação da pré-convenção prevista para o próximo dia 29.
?O conselho vai acatar a decisão do líder. A maioria vai ter a tendência de seguir com o governador, que já sinalizou para a candidatura do reitor. Ele diz que está ouvindo as pessoas, mas nós sentimos que já decidiu sobre isso?, afirmou o vice-presidente estadual do PMDB e líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli.
Para o presidente do conselho político do PMDB, deputado Alexandre Curi, a posição do governador precisa ser conhecida para direcionar o conselho. E se Requião confirmar sua inclinação por Moreira, o reitor tem que começar a conquistar apoios, defendeu Curi. O primeiro passo é se aproximar dos deputados federais e estaduais. ?O Moreira, em relação à medicina, é reconhecido. Mas na política ele está ingressando agora. Então, tem que conquistar apoios, inclusive dos outros pré-candidatos?, argumentou.
Sem favoritos
No lançamento da pré-candidatura de Moreira, o governador negou que tenha um favorito entre os pré-candidatos, mas enumerou as qualidades do reitor. ?Todos os candidatos são meus favoritos, mas eu vejo no Moreira vontade, garra e determinação. Os ventos não ajudam os navios que não conhecem seu rumo e o Moreira tem rumo certo. Ele não hesita, não vacila?, disse Requião.
O governador também recomendou ao reitor que busque aliados internos. ?Ele se colocou e agora cabe a ele, para se consolidar, conseguir conquistas as lideranças partidárias, quadros influentes do partido. Esta não é uma reunião definitiva, mas sem sobra de dúvida um passo seguro à frente dos demais postulantes?, disse o governador, que defendeu a construção de um consenso em torno da escolha peemedebista.
Requião disse que não assume a responsabilidade de definir sozinho o candidato do partido. ?O candidato tem que sair do PMDB. Eu posso até dar um toque final para acabar a discussão, mas o consenso tem que se estabelecer?, afirmou.