A necessidade de reforçar a identidade partidária deu o tom dos pronunciamentos durante o encontro regional do PMDB, realizado ontem em Matinhos, no litoral do Estado. O evento foi aberto pelo governador Roberto Requião e pelo presidente do diretório estadual do PMDB, deputado Gustavo Fruet. Também participaram o senador Maguito Vilela, presidente do PMDB de Goiás; o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia; o presidente do PMDB de Minas Gerais, deputado federal Saraiva Felipe; o chefe da assessoria parlamentar do governo federal, deputado Marcelo Barbieri, além de secretários de Estado, deputados, prefeitos e vereadores de vários municípios.

Ao abrir o encontro, Gustavo Fruet fez um balanço das atividades do partido desde que assumiu a presidência regional, em janeiro, e anunciou o lançamento de uma série de projetos. Entre eles, o Paraná + Cidades, que nos próximos 12 meses vai subsidiar possíveis candidatos do PMDB nas eleições de 2004 com pesquisas e informações.

“O partido que queremos é um partido com projeto e preparado para governar”, disse. Fruet também anunciou o projeto “Sou Jovem, sou PMDB”, que visa atrair novos quadros para o partido, e o lançamento da página da legenda na internet. Ele aproveitou para presentear o governador com uma faca, para “cortar o pedágio e os oportunistas”.

O governador Requião destacou os compromissos de campanha já cumpridos nos primeiros cinco meses de governo e anunciou o lançamento, na semana que vem, de um programa de benefícios fiscais para empresas que se instalarem em regiões economicamente deprimidas do Paraná.

Também discursaram na abertura do encontro o senador Maguito Vilela e o ex-governador Orestes Quércia. “O PMDB precisa ter a sua identidade própria, tem que caminhar com as próprias pernas. Se temos reservas morais como o governador Requião e o deputado Gustavo Fruet, por que vamos ser apêndices de outros partidos?”, disse Vilela. Para Quércia, “o PMDB precisa recuperar sua história e para isso é preciso lançar candidatos a prefeito no país inteiro, cidade a cidade”.

continua após a publicidade

continua após a publicidade