PMDB paranaense tem novo comando na segunda

O líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Waldyr Pugliesi, será eleito para a presidência estadual do PMDB na próxima segunda-feira, dia 15. O presidente em exercício do partido, Luiz Claudio Romanelli, convocou uma reunião do diretório estadual para a noite de segunda-feira, a partir das 19 horas, para eleger o novo presidente, que assumirá o lugar deixado pelo ex-secretário estadual de Desenvolvimento Urbano Renato Adur.

 Pugliesi foi escolhido pelo governador Roberto Requião (PMDB) para substituir Adur, que deixou o cargo um ano antes do término do mandato. Adur justificou que o partido estava tomando tempo demais da sua agenda e que precisava se dedicar mais à família e às suas atividades empresariais. Nos bastidores, entretanto, comenta-se que houve uma colisão entre ele e Requião sobre a condução do governo. Adur chegou à conclusão que não tinha mais perspectivas eleitorais no partido, depois que perdeu a indicação para concorrer a vice-governador no ano passado para Orlando Pessuti. Adur pretende continuar como integrante do diretório, mas já avisou que não tem projeto político a curto prazo.

Pugliesi foi chamado por Requião e incumbido de conduzir o partido numa fase estratégica, em que o PMDB se organiza para disputar as eleições municipais. Pugliesi já presidiu o PMDB do Paraná em outras épocas. Foi ele o primeiro presidente do partido na fase de transição de MDB para PMDB.

De acordo com o estatuto do PMDB, o novo presidente deve ser eleito pelo Diretório Estadual, composto por 71 membros. Pugliesi será empossado ainda na mesma reunião e Romanelli volta a ocupar a vice-presidência estadual.

Convenções

Pugliesi assume o comando no momento em que a maioria dos diretórios municipais do PMDB será renovada. Na semana passada, a comissão executiva estadual aprovou a realização de convenções municipais no dia 25 de novembro em cerca de trezentas cidades.

Em julho deste ano, cem cidades onde o PMDB era dirigido por comissões provisórias já fizeram suas convenções para eleger as executivas definitivas. A direção estadual definiu que os mandatos de todos os diretórios municipais – já eleitos e que farão eleições – vencerão na mesma data: dia 12 de julho de 2009.

Uma das cidades que não farão convenção é Maringá. O novo diretório municipal, eleito em julho, é presidido por Umberto Crispim e o pré-candidato à prefeitura é o ex-petista João Ivo Callefi, que se filiou ao PMDB em agosto. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo