Os prefeitos da região Sudoeste do Estado mereceram uma atenção especial dos candidatos ao governo do Estado no dia de ontem. Enquanto, após promover o encontro entre a candidata a presidência Dilma Rousseff e todos os prefeitos da base na noite anterior, Osmar Dias (PDT) reuniu-se novamente com os prefeitos da região, em Curitiba, Beto Richa (PSDB) foi para o corpo a corpo com prefeitos e lideranças que não se deslocaram para a capital e receberam o tucano em suas cidades. O alvo de ambos, são os cobiçados prefeitos do PMDB.
Osmar realizou o encontro de quarta-feira, após ser alertado pelos deputados peemedebistas Caíto Quintana e Nereu Moura de que alguns prefeitos do partido na região ainda não estavam confortáveis para apoiá-lo, resquícios da última eleição para governador, em 2006. Após prometer no evento ao lado de Dilma, que retribuirá na eleição de 2012 o apoio de todos os prefeitos que forem com ele nesta eleição, o pedetista ainda recebeu, na manhã de ontem, um grupo de prefeitos do Sudoeste e do Oeste para fechar o compromisso. “Foram duas reuniões muito importantes, onde foram feitas colocações que eram necessárias. Os prefeitos ficaram satisfeitos”, disse Quintana. “Nenhum de nós é desagregador, só expusemos uma situação que estávamos vendo acontecer”, complementou.
Da reunião, Osmar diz ter saído com o apoio de 70 prefeitos da região, muitos peemedebistas, como o de Formosa de Oeste, José Machado Santana, e o de Goioxim, Olivo Agostinho Calsa. “Hoje, o Paraná é pioneiro na produção de alimentos no Brasil. E temos que continuar com essas ações implantadas pelo governador Requião e pelo governador Pessuti. E quem dará essa continuidade é Osmar Dias”, disse.
Enquanto isso, Beto Richa (PSDB) iniciou ontem um roteiro por 19 municípios do Sudoeste (região em que as pesquisas mostram seu oponente em vantagem), além de confirmar o apoio de prefeitos filiados aos partidos de sua aliança, como Paulo Roberto Savaris (PP), de Marmeleiro, e Joarez Henrichs (DEM), de Barracão. Mas Beto também conseguiu o apoio de prefeitos filiados a partidos que pertencem à coligação de Osmar, como o prefeito de Salgado Filho, Alberto Arisi, do PMDB. “Sou Beto desde criancinha e nosso município está unido nesta caminhada por um novo Paraná”, declarou Arisi, que além de não participar das reuniões promovidas pela chapa encabeçada pelo PDT, recebeu a comitiva formada por Beto Richa e os candidatos ao Senado Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP).