O pré-candidato ao governo do Estado pelo PMDB voltou ainda mais animado da viagem a região Norte, na última sexta-feira. O senador Roberto Requião tem em mãos duas pesquisas, ainda não registradas junto ao Tribunal Regional Eleitoral, comprovando que já encostou no pré-candidato do PDT, o senador Álvaro Dias. “Isso mostra que as pesquisas falsas estão desmoralizadas”. Requião viajou a Londrina e Maringá acompanhado do pré-candidato do partido ao Senado, o ex-governador Paulo Pimentel.
A crítica do senador tem destino certo: os últimos números divulgados por institutos de pesquisa. O Brasmarket, por exemplo, publicou em 23 de março um levantamento que dava ampla vantagem ao pré-candidato do PDT. Mas o juiz auxiliar do TRE/PR, Paulo Cezar Bellio, condenou a empresa apagar uma multa de R$ 10.640,00, depois de comprovar irregularidades na divulgação da mesma. O juiz pediu ainda que a Polícia Federal abra inquérito para investigar a ocorrência de fraude.
Uma das pesquisas que já estão com Requião foi feita a pedido da executiva nacional do PSDB, partido aliado do governo e que tem como candidato ao Palácio Iguaçu o vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa. Os números colocam o Requião na frente dos demais pré-candidatos. O senador também conta com outra pesquisa feita por telefone, pelo próprio PMDB. Foram ouvidos eleitores de 14 municípios e, em todos eles, Requião também lidera as intenções de voto. “Nós vamos providenciar o registro dessa pesquisa para que seja divulgada”.
Em Maringá
Depois de passar o dia participando de entrevistas, à noite em Maringá, Requião e Pimentel se reuniram com peemedebistas de várias cidades. O presidente do partido no município, vereador Umberto Crispim, fez um apelo para que os militantes coloquem as campanha na rua. Já o presidente da Câmara de Vereadores, John Alves, que vai concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa, disse que “Pimentel é o homem com a experiência suficiente para ajudar Requião a governar o Estado”. Para o deputado federal José Borba, candidato à reeleição. Para ele, o PMDB tem a melhor chapa para a disputa. “Os números crescentes nas pesquisas comprovam isso”.
Requião assumiu um compromisso de que metade dos cargos públicos no governo dele vão ser ocupados por mulheres. “Precisamos acabar com essa discriminação”. Antes do encontro no Restaurante Vermelho, Requião e Pimentel se reuniram na Câmara de Vereadores com representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico da cidade. Eles receberam um documento com pedidos e sugestões para incentivar as atividades nos setores industrial e agropecuário no munIcípio.
Vice
O PMDB tem até o próximo dia 29 para escolher o candidato a vice na chapa com Requião. A disputa conta com um número cada vez maior de pretendentes. A ex-deputada estadual, Irondi Pugliesi, está na disputa há mais tempo. Mas agora ela contra com a companhia de outros dois nomes de Londrina: a vereadora Elza Corrêa e o ex-prefeito da cidade, Luis Eduardo Cheida. Requião disse que não tem preferência pessoal por nenhum deles e que a decisão vai ser tomada até a convenção do partido.