PMDB busca evitar atritos com aliados

Na primeira reunião deste ano da executiva estadual, marcada para a próxima segunda-feira, 11, o PMDB vai discutir a criação de um grupo de mediação eleitoral para atuar na campanha deste ano. A proposta é do secretário-geral do partido, João Arruda, que vê na comissão uma forma de prevenir os conflitos que já se anunciam entre o PMDB e os aliados estaduais na disputa pelas prefeituras municipais.

Há pouco menos de um ano, PMDB, PT e PCdoB assinaram um protocolo para se aliar em várias cidades do estado, mas as boas intenções estão sendo superadas pelas disputas locais. Arruda explicou que a missão da comissão será supervisionar e orientar as negociações eleitorais de forma a contornar o que chamou de ?contradições? entre as pré-candidaturas dos partidos aliados ao governo. ?Vamos analisar o quadro e as condições políticas para a composição de chapas de vereadores e prefeitos conjuntamente?, disse.

Arruda citou que a força eleitoral dos três principais partidos da aliança, o PMDB, o PCdoB e o PT, está distribuída em todo o estado. Em algumas cidades, o PMDB se sobressai e, em outras, os aliados estão mais bem posicionados. ?Nada mais adequado que passemos a discutir essas situações e ganhemos tempo e energia para a campanha de outubro?, defende o secretário-geral do PMDB.

No comando

Entre os nomes cogitados para compor a comissão estão o presidente estadual do partido, deputado Waldyr Pugliesi, o vice-governador Orlando Pessuti, o secretário da Educação, Maurício Requião, e o líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli. No início da semana, Romanelli já declarou que está se preparando para tentar evitar que a colisão dos interesses eleitorais resulte em problemas para a base do governo.

Para Arruda, a posição dos deputados aliados em plenário deve ser considerada na hora da definição dos acordos eleitorais nos municípios. ?É claro que o posicionamento dos aliados na Assembléia Legislativa contará muito na hora da decisão do nosso apoio. Nesse caso, a reciprocidade será verdadeira?, avisa o secretário-geral do PMDB.

Arruda já tem uma noção dos locais onde será necessária a intervenção da comissão de supervisão. Em cidades como Cruzeiro do Oeste, Pato Branco, Toledo e Pinhais, há disputas entre PMDB e os partidos da base de apoio ao governo, apontou o secretário-geral.

?Em Cruzeiro do Oeste, o atual prefeito Zeca Dirceu pretende concorrer à reeleição, mas o PMDB local também quer lançar candidato. Em Toledo, o deputado Elton Welter (PT) aspira à administração municipal assim como o deputado professor Luizão (PT) almeja comandar o município de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. São contradições que teremos de resolver?, defende o secretário-geral do PMDB. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo