Enquanto o PT flerta com o PDT, o PMDB, tradicional aliado dos petistas no Paraná, intensifica o cortejo ao PSDB. “O presidente Lula posicionou o PT no Estado ao buscar uma aliança com o PDT no Paraná. O PMDB tem que buscar alternativas e ter cautela na relação com o PT”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa e vice-presidente estadual do partido, Luiz Claudio Romanelli (PMDB). Romanelli afirmou que uma ala do PT paranaense “tem horror do governo” Requião, enquanto outra corrente “gosta muito de participar do governo”.
Romanelli foi um dos peemedebistas que se irritaram com as declarações do secretário-geral do PMDB, João Arruda, que defende o PT como aliado preferencial do PMDB e descarta composição com o PSDB.
“Não podemos dizer agora que não vamos conversar. Isso é ser ingênuo. Nós não podemos descartar nenhuma possibilidade. O Lula posicionou o PT ao buscar uma aliança com o PDT e desconsiderou a liderança do governador Requião ao deixar de mencionar o Pessuti na entrevista que deu sobre quem seriam os candidatos que teriam o apoio do PT. Todo mundo sabe que o PT do Paraná é comandado de Brasília. Quem é que comanda o PT do Paraná? “, reagiu Romanelli.