Partidos

PMDB autoriza antecipação de convenções municipais no PR

O diretório nacional do PMDB deu autonomia aos diretórios estaduais para decidir se prorrogam os mandatos das executivas municipais ou antecipam a realização das convenções. O cronograma atual previa convenções apenas em novembro.

A decisão apressa o desfecho do impasse em torno do comando do partido em Curitiba, onde um grupo de deputados tenta remover o militante Doático Santos da presidência do diretório municipal. Agora, o diretório estadual já tem respaldo para convocar a convenção no primeiro semestre, como postulava o presidente estadual do partido, Waldyr Pugliesi.

O primeiro passo para provocar a disputa interna no partido em Curitiba foi dado na segunda-feira, 21, pela executiva estadual que estabeleceu prazo de noventa dias, a partir do próximo mês, para que o diretório municipal reative as zonais do PMDB. Num total de dez, as zonais foram abolidas há algum tempo.

O presidente do diretório estadual, Waldyr Pugliesi, disse que o estatuto do partido determina que, nas cidades com mais de um milhão de habitantes, o partido deve eleger as zonais, que são núcleos partidários nas principais regiões administrativas do município.

Para Pugliesi, as zonais foram importantes para a expansão do PMDB em Curitiba. “Foram alavancas de crescimento do partido. Em cada bairro, tínhamos um grupo grande de peemedebistas discutindo a cidade. Ao recriar as zonais, vamos reavivar o debate interno”, afirmou.

As zonais do PMDB também vão eleger delegados com direito a voto numa possível convenção municipal. Seria a forma considerada mais adequada para promover a renovação do partido em Curitiba, sem ter que recorrer à intervenção ou dissolução defendida pelo deputado estadual Reinhold Stephanes Junior (PMDB).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna