O diretório municipal do PMDB realiza no próximo sábado, 9, em Curitiba, reunião para rebater o discurso de que somente a volta de Gustavo Fruet (PSDB) salva o partido do desastre nas eleições do próximo ano. Convocado pela atual direção, o encontro vai apresentar o ex-deputado estadual Rafael Greca como um possível pré-candidato para a eleição de 2012.
Greca vai inaugurar a reação do grupo mais ligado ao senador Roberto Requião (PMDB) ao movimento iniciado por deputados estaduais, com o apoio do ex-governador Orlando Pessuti, que trabalham para levar de volta o tucano para o partido. Ao mesmo tempo, essa ala tenta reduzir a influência de Requião sobre o PMDB.
Atual secretário geral do diretório estadual e membro da executiva municipal, o deputado federal João Arruda nega que o encontro seja a reafirmação do comando de Requião no partido. “Esta é uma reunião do diretório municipal. Não é contra A ou B. É um encontro para fortalecer o partido. Não existe o grupo do Requião. Existe o grupo do PMDB”, afirmou.
Arruda disse que é preciso recompor o discurso peemedebista. “Um fala que o Gustavo é a redenção. Outro que precisa tirar o Doático. Cada um fala o que quer. Não existe um interlocutor que fale por todos. E nós precisamos ter uma posição partidária. Temos que construir uma candidatura no PMDB”, comentou o deputado federal.
“Eu vou”
Se for convidado pelo partido para ser o candidato a prefeito, o ex-deputado Rafael Greca afirmou que está pronto para assumir a tarefa. Ele já conversou com o senador Roberto Requião, mas deixou claro que não se dispõe a entrar numa disputa fratricida. “Só não vou disputar com outro pré-candidato. Se o diretório municipal quiser, eu vou. Já fui prefeito e não tenho direito de dizer não”, disse Greca.
O fracasso na tentativa de reeleição à Assembleia Legislativa não desmotiva Greca. “O Lula foi presidente da República depois de ter perdido cinco eleições. O Coritiba está fazendo uma linha campanha depois de ter ido para a segunda divisão”, comparou Greca.
O debate sobre o que vai acontecer com Gustavo Fruet e os destinos do atual prefeito Luciano Ducci (PSB) é criticado por Greca. “Tudo o que se fala neste momento é o que vai ser do Gustavo. E o Ducci como é que vai ficar e quem vai usar o trampolim para ser o próximo candidato ao governo. Só estão esquecendo que nós precisamos é discutir a nossa cidade”, disparou.
Leia mais
Ala anti-Requião fica fora da reunião do PMDB de Curitiba