Reinhold Stephanes vai ocupar a Secretaria da Administração. |
O ex-ministro da Previdência e 1.º suplente do PMDB para a Câmara Federal, Reinhold Stephanes, será o secretário da Administração do governo de Roberto Requião (PMDB).
O anúncio foi feito ontem à tarde pela assessoria de Requião, que divulgou também os nomes do advogado Aldo Parzianello para a Secretário da Justiça, do capitão Anselmo José de Oliveira para a Chefia da Casa Militar e do empresário Rodrigo Rocha Loures para a Chefia de Gabinete do governador. A assessoria também confirmou a indicação do deputado estadual Waldyr Pugliesi para a Secretaria de Transportes. Também foram anunciadas para as diretorias do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) os advogados Ricardo Curi e Amadeu Geara.
Pugliesi havia sido escolhido anteriormente para a Secretaria de Obras. Mas o governador eleito estava em dúvida sobre o cargo que ofereceria para o vice-governador eleito e coordenador da transição, Orlando Pessuti (PMDB), que poderia ser a secretaria da Agricultura ou de Transportes. Com o anúncio de Pugliesi para os Transportes, Pessuti fica em definitivo na Agricultura.
Pugliesi é atualmente o líder do bloco de oposição na Assembléia Legislativa. Ele não conseguiu se reeleger deputado estadual. Pugliesi foi um dos deputados mais críticos à implantação da cobrança de pedágio nas estradas do Paraná, tema que estará sob sua responsabilidade a partir de janeiro de 2003.
A pasta que Stephanes vai ocupar atualmente congrega também a área previdenciária e se chama Administração e Previdência. De acordo com a assessoria do governador eleito, Requião não irá criar uma secretaria da Previdência. O governador eleito acha que a estrutura para a área deve ser a mais enxuta possível.
O capitão Anselmo foi um dos assessores do governador eleito durante a campanha eleitoral. Ele se licenciou da Polícia Militar para acompanhar Requião durante o período eleitoral. O capitão Anselmo poderá ser promovido na hierarquia da Polícia. Tradicionalmente, a função de chefe da Casa Militar é ocupada por um oficial superior, que compreende as patentes de major, tenente-coronel e coronel.