PMDB acusa Gustavo Fruet na Justiça Eleitoral

Apesar do diálogo entre PSDB e PMDB para uma futura coligação para a eleição ao governo do estado, os peemedebistas não pouparam o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) de uma representação na Justiça Eleitoral por propaganda irregular. O diretório estadual pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a suspensão de vinhetas do deputado tucano, veiculadas em uma emissora de rádio em Curitiba.

A representação foi examinada pelo juiz Haroldo Sagboni Montanha Teixeira, que concedeu liminar ao PMDB, determinando a Gustavo que suspenda a veiculação das inserções, em que o tucano abordava ações parlamentares direcionadas à cidade. Na representação, o PMDB acusou Gustavo de infringir a lei eleitoral n.º 9.504/97, que proíbe divulgação de propaganda antecipada de candidatos. Gustavo tem sido apresentado como a alternativa tucana para concorrer ao governo se fracassar a proposta de aliança com o PDT, em torno da candidatura do senador Osmar Dias, e é pré-candidato à reeleição.

O juiz entendeu que o material veiculado por Gustavo não fazia referência às eleições e nem menciona uma suposta candidatura, mas poderia ser recebido como propaganda política, por mencionar o cargo eletivo que o tucano ocupa e suas realizações no exercício do mandato.

Sintomas

Rompido com o PMDB desde a eleição municipal de 2004, Gustavo disse que ainda não foi notificado pela Justiça Eleitoral, mas que seus comerciais já estão suspensos. Segundo o deputado, as inserções foram divulgadas apenas em homenagem ao aniversário de Curitiba, comemorado no dia 29 de março. "Melhorar a vida de quem vive em Curitiba. Este é o meu compromisso com você", dizia uma das inserções, gravadas pelo deputado.

Gustavo disse que ficou surpreso com a ação peemedebista porque desde que foi eleito deputado federal – ele está no segundo mandato -veicula mensagens à época do aniversário da cidade. "Eu sou ex-presidente do PMDB e nunca imaginei que eles pudessem fazer uma coisa odiosa dessas", reagiu o deputado.

Gustavo atribuiu a representação a uma tentativa de intimidação por parte do governador Roberto Requião (PMDB). "O governador quer vencer a eleição por WO. É um processo de intimidação. Mas no que me diz respeito, tem efeito ao contrário. Isto me fortalece porque é uma demonstração de medo", disse. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo