Plínio lança candidatura em Curitiba

O ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio estará em Curitiba nesta terça-feira para lançar sua candidatura à presidência nacional do PT, na eleição que será realizada no dia 18 de setembro, quando serão renovados os diretórios estaduais e municipais do partido. Plínio de Arruda Sampaio tem o apoio das correntes Ação Popular Socialista e outros agrupamentos do PT. No Paraná, entre os apoiadores de Plínio estão o deputado Tadeu Veneri, candidato à presidência estadual do partido, e a deputada federal Clair Martins. Em Curitiba, o grupo tem como candidato à presidência do diretório municipal o ex-vereador Adenival Gomes.

Plínio de Arruda Sampaio é um dos fundadores do PT e está na atividade política há mais de seis décadas. Aos 15 anos foi presidente nacional da Juventude Estudantil Católica (JEC) e da Juventude Universitária Católica (JUC). Formou-se em direito pela Faculdade do Largo de São Francisco e, logo depois, tornou-se promotor público. Antes de chegar aos 30 anos, Plínio foi nomeado pelo governador Carvalho Pinto (1958-1962) como coordenador do Grupo de Planejamento, cargo com atributos de secretário responsável pela elaboração do primeiro Plano de Ação Geral do Estado de São Paulo.

Eleito deputado federal pelo Partido Democrata Cristão (PDC), em 1962, foi escolhido relator do programa de reforma agrária do governo João Goulart, na Câmara, e por isso, integrou a lista dos 100 primeiros cassados pela ditadura. Exilado no Chile, de 1964 a 1970, Plínio assessorou a FAO, órgão das Nações Unidos voltado para questões de alimentação. Por conta disso, auxiliou o governo Eduardo Frei na realização da reforma agrária. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo