As declarações do senador Osmar Dias (PDT) sobre a viabilidade da convivência entre PT e DEM numa aliança de apoio à sua candidatura ao governo no próximo ano provocou reações entre os Democratas.
O líder da bancada na Assembleia, Plauto Miró, disse que dos dez deputados do partido, estaduais e federais, sete rejeitam essa composição. O líder destacou que a maioria dos parlamentares do partido defendem publicamente a coligação do DEM com o PSDB e indicam o apoio à candidatura do prefeito de Curitiba, Beto Richa.
“A decisão será na convenção, mas pelos menos sete deputados já se manifestaram pelo apoio ao prefeito”. O apoio ao senador Osmar Dias é defendido pelo presidente estadual do DEM, deputado federal Abelardo Lupion.
O deputado federal Luiz Carlos Setim ainda não se posicionou e o líder da oposição na Assembleia Legislativa, Elio Rusch, defende a manutenção da aliança entre o PSDB e o PDT.
Rusch não assinou a nota dos deputados estaduais criticando Lupion por se posicionar favorável à coligação com o PDT, mas também não faz a defesa da candidatura do pedetista.
“O que eu digo é que vou trabalhar para que seja mantida a aliança que fizemos no segundo turno em 2006 quando o senador foi o candidato e, no ano passado, na eleição do Beto Richa”, desconversou.