O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) atendeu, no fim de semana, quase 4 mil pessoas no plantão na Central de Atendimento no Prado Velho, para oferecer serviços aos eleitores.
A ideia do órgão público era atender os cidadãos que deixaram para fazer alistamento, transferência de domicílio ou revisão eleitoral para a última hora, já que o prazo desses serviços encerra na quarta-feira.
De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal, a maioria dos atendimentos era para jovens de 16 a 18 anos, que estavam fazendo seu primeiro título eleitoral. O dia com mais procura durante o fim de semana foi ontem, quando 2.130 pessoas foram até a sede do TRE. No sábado, 1.686 pessoas foram atendidas.
Ano eleitoral
Porém, o dia com menos atendimentos foi mais puxado, já que houve maior procura pela manhã. Ontem, o movimento dos eleitores ficou mais distribuído ao longo do dia. O Tribunal funcionou, nos dois dias, das 9h às 17h. Houve plantão também em Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu.
Os plantões são comuns em anos eleitorais, e acontecem por determinação da própria Justiça. O objetivo é regularizar a situação do máximo possível de eleitores.
Além do primeiro título, também são casos comuns os de eleitores que mudaram de cidade e precisam transferir a documentação para votar na nova localidade, e pessoas que não votaram nem justificaram sua falta em alguma eleição anterior nesse caso, é cobrada multa de R$ 3,51.
Os documentos necessários para obter o título são a identidade (RG) e comprovante atual de residência, que deve estar no próprio nome, dos pais ou cônjuge.
Os homens também devem comprovar que estão quites com o serviço militar. No caso de transferência, é preciso levar também o título de eleitor e, ainda, que o comprovante de residência seja de pelo menos três meses atrás.