A última categoria atendida pelo plano estadual dos servidores foram os professores e funcionários da Secretaria da Educação que, na próxima semana, começam a receber um abono salarial de R$ 100,00. Na área de educação, são cerca de 70 mil trabalhadores beneficiados pelo abono mensal, entre professores e servidores.
Em abril, o governo já havia concedido o mesmo benefício a 23 mil servidores estatutários do quadro geral. Além disso, policiais civis e militares também já estavam recebendo abono ou reposição salarial.
Para conceder a melhoria salarial, o governo está investindo mensalmente cerca de R$ 10 milhões na folha de pagamento. O pagamento da gratificação destina-se aos professores e servidores que estão em exercício da profissão e não é estendida aos aposentados porque se refere à assiduidade no trabalho e, portanto, seria inconstitucional concedê-la a quem já deixou de trabalhar.
Além dos benefícios salariais diretos, o governo também lançou melhorias como o Sistema de Assistência à Saúde (SAS) do servidor, e encaminhou à Assembléia Legislativa o Plano de Carreira para o Quadro Geral.