O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, reuniram-se hoje com Gilberto Carvalho, chefe-de-gabinete da Presidência da República. O tema do encontro foi o envolvimento do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, com a máfia chinesa.

continua após a publicidade

Barreto e Corrêa estiveram por cerca de duas horas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência. Encontraram-se rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, depois, reuniram-se longamente com Carvalho para discutir as denúncias envolvendo Tuma Júnior. A expectativa é que o Ministério da Justiça se pronuncie oficialmente sobre o caso ainda hoje.

O presidente da Comissão de Ética da Presidência da República, Sepúlveda Pertence, anunciou hoje a abertura de uma apuração sobre o envolvimento de Tuma Júnior com a máfia chinesa de São Paulo. A Comissão pediu ainda informações à Polícia Federal e à Justiça.

A decisão de cobrar explicações do secretário de Justiça foi tomada em reunião pelos integrantes da Comissão de Ética. Gravações telefônicas e e-mails interceptados pela Polícia Federal, durante investigação sobre operações de contrabando, ligam Tuma Júnior ao principal alvo da operação, Li Kwok Kwen, conhecido como Paulo Li.

continua após a publicidade

Após as explicações de Tuma Júnior e as outras informações prestadas, a Comissão de Ética decidirá sobre a abertura ou não de um processo disciplinar contra o secretário.