O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Thomas Trauman, ressaltou, durante a confirmação nesta quinta-feira, 27, dos novos nomes que comporão a equipe econômica, a atuação dos ministros que deixarão o governo. Ele disse que a presidente Dilma Rousseff agradeceu a dedicação do ministro Guido Mantega, o mais longevo ministro da Fazenda do “período democrático”. Mantega viajou esta tarde para São Paulo e não participou do evento.
Em seus doze anos de governo, segundo Traumann, que leu a nota rapidamente, Mantega teve “papel fundamental” no enfrentamento da crise econômica internacional, priorizando a geração de empregos e a melhoria da renda da população.
Ele também destacou que, à frente do Ministério do Planejamento, a ministra Miriam Belchior conduziu “com competência” o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a gestão do Orçamento Federal. Ela será substituída por Nelson Barbosa. Joaquim Levy assumirá o Ministério da Fazenda. (colaboraram Adriana Fernandes, Ricardo Della Coletta e Tânia Monteiro)