Foto: Daniel Derevecki

Airton Pisseti: diretor do BRDE.

continua após a publicidade

O secretário de Comunicação, Airton Pisseti, deixou o cargo ontem, 30, para assumir hoje, 1.º, em Porto Alegre, a diretoria administrativa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Pisseti, que ocupava a secretaria desde o início do segundo mandato do governador Roberto Requião (PMDB), em 2003, será substituído interinamente pelo diretor geral da secretaria, João Benjamim.

Entre tantos nomes cogitados para assumir a secretaria, estavam o do apresentador César Setti, e o secretário da Casa Civil, Rafael Iatauro. Até mesmo a extinção da secretaria fez parte das especulações envolvendo a saída de Pisseti do governo.

Entretanto, a informação extra-oficial que circulava ontem nos meios políticos é que Requião deverá efetivar Benjamin no cargo. O diretor geral tem um perfil técnico e sua permanência no cargo não provocaria maiores insatisfações dos aliados do governador. Requião está na Argentina, participando de uma reunião de governadores do Mercosul e retorna somente hoje.

continua após a publicidade

A indicação de Pisseti foi feita por Requião há um mês e aguardava apenas pelo aval do Banco Central para ser formalizada. Pisseti vinha num processo de desgaste progressivo no governo, que atingiu o auge no início deste ano, quando a bancada de oposição denunciou que, mesmo no exercício do cargo, o secretário estava participando da campanha do presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo. Pisseti admitiu o escorregão e chegou a devolver parte do salário que recebeu, durante o período em que estava prestando assessoria a Lugo, em Assunção.

A verba para a área de Comunicação do governo está orçada em R$ 30 milhões este ano. Este é o número que consta do orçamento do Estado em vigor.

continua após a publicidade