A criação de uma autarquia para administrar o sistema de trânsito, diferenciada da atuação exercida pela Diretran (Diretoria de Trânsito de Curitiba), a instituição de um observatório sobre a incidência dos acidentes, além da correção dos pontos críticos do sistema de circulação viária, são algumas das medidas que serão apresentadas no relatório final da CPI do Trânsito. A CPI foi concluída esta semana, na Câmara de Curitiba.
O presidente da Comissão, vereador Jônatas Pirkiel (PL), defendeu a adoção de mais políticas públicas para reduzir os números dos acidentes. E disse que o relator da CPI, vereador Jair Cézar (PTB), também incluiu conclusões como a readequação dos radares e a instituição de campanhas permanentes para informação e educação no trânsito.
Durante 2003, a Comissão investigou as principais causas dos altos índices de registros de acidentes e mortes na cidade. Dos números pesquisados, chegou-se à conclusão de que a maior parte da violência no trânsito, 72%, tem origem em falha humana; 18% em deficiências no sistema viário e apenas 10% em falhas mecânicas.
