As vésperas das eleições, agentes da Polícia Federal (PF) em Rio Branco realizaram hoje uma operação simultânea nos prédios do Sistema Público de Comunicação do Acre e no prédio da Assembleia Legislativa do Estado (Aleac), na Assessoria de Comunicação do governo, no Gabinete do governador e na Fundação Elias Mansour. A operação busca apurar supostos crimes eleitorais envolvendo o uso da máquina pública.
Cumprindo mandados de busca e apreensão, os policiais apreenderam computadores que estariam sendo usados para a campanha de candidatos da coligação “Frente Popular do Acre” que tem como majoritários Tião Viana (PT), Jorge Viana (PT) e Edvaldo Magalhães (PCdoB), de acordo com denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE). Segundo o porta-voz da PF, estima-se que tenham sido cumpridos sete mandados de busca e apreensão durante a operação que corre em sigilo no MPE.
A Polícia Federal ainda não se pronunciou sobre o caso, mas o porta-voz informou que uma nota pode ser encaminhada ainda hoje aos meios de comunicação do Acre. A ação surpreendeu os servidores da assessoria da Aleac e da Rádio Aldeia FM, que faz parte do Sistema Público de Comunicação.