A Operação Lava Jato chegou à 50.ª fase. Policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, na Bahia, e Campinas e Paulínia, no interior de São Paulo. A operação desta sexta-feira (23) foi batizada de Sothis II. Os mandados foram expedidos pelo juiz Sergio Moro, da 13.ª Vara Federal de Curitiba.

continua após a publicidade

Segundo comunicado da Polícia Federal, as ações desta manhã estão relacionadas às investigações da 47.ª fase da Lava Jato, “que apura o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos e atos de lavagem subsequentes em contratos da Transpetro”.

A Transpetro é uma subsidiária da Petrobras que atua nas operações de importação, exportação e transporte de petróleo, gás e seus derivados.

Na 47.ª fase da Lava Jato, chamada de Sothis, a PF prendeu o ex-gerente da Transpetro José Antônio de Jesus, e cumpriu oito mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão temporária e cinco mandados de condução coercitiva nos estados da Bahia, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo.

continua após a publicidade

O ex-executivo da Transpetro teria recebido R$ 7 milhões em propinas da NM Engenharia. O ponto de partida daquela investigação foi a delação premiada de executivos da NM. A empresa teria pago propinas num esquema tido como bastante rudimentar, fazendo depósitos em contas de terceiros e familiares, vindos de contas da própria companhia ou de seus sócios.