A Operação Lava Jato chegou à 50.ª fase. Policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, na Bahia, e Campinas e Paulínia, no interior de São Paulo. A operação desta sexta-feira (23) foi batizada de Sothis II. Os mandados foram expedidos pelo juiz Sergio Moro, da 13.ª Vara Federal de Curitiba.
Segundo comunicado da Polícia Federal, as ações desta manhã estão relacionadas às investigações da 47.ª fase da Lava Jato, “que apura o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos e atos de lavagem subsequentes em contratos da Transpetro”.
A Transpetro é uma subsidiária da Petrobras que atua nas operações de importação, exportação e transporte de petróleo, gás e seus derivados.
Na 47.ª fase da Lava Jato, chamada de Sothis, a PF prendeu o ex-gerente da Transpetro José Antônio de Jesus, e cumpriu oito mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão temporária e cinco mandados de condução coercitiva nos estados da Bahia, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo.
O ex-executivo da Transpetro teria recebido R$ 7 milhões em propinas da NM Engenharia. O ponto de partida daquela investigação foi a delação premiada de executivos da NM. A empresa teria pago propinas num esquema tido como bastante rudimentar, fazendo depósitos em contas de terceiros e familiares, vindos de contas da própria companhia ou de seus sócios.