Os três pré-candidatos do PT à prefeitura de Curitiba participaram, ontem, de um debate no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná. Eles voltam a debater na sexta-feira e disputam a preferência dos 5.070 filiados ao partido no município no domingo.
Gleisi Hoffmann, Tadeu Veneri e Luiz Herlain repetiram, em entrevista antes do encontro, que as divergências entre os três candidatos não são muitas e que todos defendem uma mudança na gestão da cidade. ?Divergimos, apenas, quanto às questões táticas para chegarmos à vitória, mas o foco será o mesmo seja qual for o candidato?, garantiu Gleisi.
E essa questão tática tem como questão principal a política de alianças a ser adota pelo partido. Enquanto Gleisi defende que o PT de Curitiba converse com todos os partidos que formam a base de apoio ao presidente Lula, Veneri e Herlain não admitem dividir palanque com políticos ligados às administrações do PSDB e do PFL. ?Aqui, muitos desses partidos formam a base que governou a cidade nos últimos 20 anos?, criticou Veneri.