Petistas pedem convocação de Vaccari e Blat em CPI

Em seu primeiro dia de trabalho, a CPI da Bancoop na Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu hoje pedido de convocação do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e do promotor de Justiça José Carlos Blat. Os pedidos foram protocolados pelos deputados Antonio Mentor e Vanderlei Siraque, ambos do mesmo partido do tesoureiro, que foi presidente da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo entre 2005 e 2010.

O promotor foi incluído no requerimento de convocação por estar à frente das investigações no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) sobre o suposto esquema de desvio de dinheiro da cooperativa para campanhas petistas. De acordo com Blat, as supostas fraudes chegariam a R$ 100 milhões.

Também hoje foram escolhidos o presidente e o vice-presidente da comissão de inquérito. As investigações serão comandadas pelo deputado Samuel Moreira (PSDB), presidente da CPI. O vice é o parlamentar Chico Sardelli (PV). Ambos foram eleitos por sete votos a favor e duas abstenções.

A CPI foi instalada no dia 10 e conta com nove integrantes, sete deles da base governista no Estado. Na próxima quarta-feira (7), o presidente da comissão escolherá o relator e colocará em votação os pedidos de convocação, que, na avaliação de governistas, deverão ser aprovados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna