Petistas esperam que encontro com Lula traga nova direção para as bancadas

Num momento em que as bancadas do PT na Câmara dos Deputados e no Senado estão isoladas, a expectativa dos parlamentares é que o encontro da noite desta segunda, 29, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dê uma nova direção e mais ânimo para os petistas no Congresso. Diante das novas revelações da Operação Lava Jato e da chamada “pauta conservadora” do Parlamento, o “cerco” ao PT tem provocado derrotas dolorosas ao partido e, principalmente, ao governo petista.

“Está todo mundo meio atônito com tanta pancada”, resumiu o deputado Beto Faro (PT-PA). O petista diz que as bancadas precisam de um “comando unificado” no Congresso para reagir às denúncias.

Os deputados esperam que a reunião com Lula aponte para um novo direcionamento. “É um momento muito importante para fazermos uma reflexão aprofundada (da situação)”, afirmou a deputada Érika Kokay (PT-DF).

Lula aproveitou o vácuo político deixado pela presidente Dilma Rousseff, em viagem oficial aos Estados Unidos, para negociar com os petistas saídas para a crise política agravada pela delação do empresário Ricardo Pessoa, da UTC. “Mas não será um encontro monotemático”, previu o vice-líder da bancada na Câmara, Afonso Florence (BA). O vice-líder espera que o isolamento e a forma como a sigla tem sido exposta no Congresso não seja a única pauta da noite. “Claro que vai ter um debate sobre o cerco ao PT, mas há também o cerco às conquistas sociais”, avaliou.

Florence nega que a “tropa petista” esteja desanimada diante dos últimos acontecimentos. “Pode ser que haja alguém desanimado, mas tem muita gente com sangue nos olhos”, declarou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna