A Executiva Municipal do PT de Curitiba decidiu ingressar, na próxima semana, com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral para impugnar a diplomação do vereador eleito Valdenir Dias (PTB). O prazo para recursos contra a diplomação vence na próxima segunda-feira, dia 20. Por decisão do juiz da 1.ª Zona Eleitoral, D?Artagnan Serpa Sá, fundamentada em parecer do Ministério Público Eleitoral, Dias teve suas contas de campanha desaprovadas e teve que recorrer ao TRE, obtendo uma decisão liminar para ser diplomado, no último dia 15. Valdenir Dias concorreu à Câmara Municipal numa coligação formada pelo PT e PTB.
Com a tentativa de impugnação da diplomação, o PT municipal tentará impedir a posse do petebista, abrindo espaço para o primeiro suplente, o atual vereador petista Pedro Paulo Costa. O PT conquistou três cadeiras nas eleições municipais de 3 de outubro e viu no questionamento das contas do petebista uma oportunidade de ampliar seu espaço na Câmara.
O juiz da 1.ª Zona Eleitoral concluiu que o petebista apresentou notas frias para justificar despesas de campanha. Dias declarou à Justiça Eleitoral que gastou R$ 54, 6 mil. Ainda conforme a Justiça Eleitoral, algumas das notas fiscais encaminhadas ao TRE pertenceriam a uma empresa "fantasma". O vereador negou as acusações e disse que declarou todas as entradas e saídas de recursos na prestação de contas que submeteu à Justiça Eleitoral.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)