Tratamento de choque é isso!

Petistas atacam “choque de gestão”, o modelo tucano de governar

A crítica ao modelo tucano de governar, o chamado “choque de gestão”, pontuou todas as participações do Seminário sobre as Parcerias Público Privadas, promovido pelo deputado estadual Elton Welter (PT), na manhã desta segunda-feira, 19, na Assembleia Legislativa. Os convidados de Welter e da bancada do PT, o ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont, o deputado estadual paulista Simão Pedro e o sociólogo mineiro e consultor do PT, Luiz Carlos da Silva, falaram sobre as experiências administrativas do PSDB em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O ex-prefeito de Porto Alegre disse que as parcerias público privadas podem ser um instrumento do poder público para melhorar o atendimento à população em alguns setores, mas não em todos. “É preciso analisar onde e quando são necessárias e garantir o estabelecimento de contratos que tragam equilíbrio entre a tarifa paga pelo cidadão e os serviços oferecidos”, afirmou Pont.

Ele citou que as concessões de estradas à iniciativa privada no Rio Grande do Sul foram desastrosas. “A taxa de retorno é altíssima e os contratos não exigiam a construção de nenhum metro novo de estrada. Os contratos são leoninos”, disse.
A concessão de rodovias em São Paulo também foi tema do deputado paulista, para o qual a maioria das concessões à iniciativa privada beneficia as empresas participantes e oferece serviços muito caros à população. 

“O pedágio implantado em São Paulo é sete vezes maior que o implantado pelo governo federal. É um lucro exagerado das concessionárias, muito prejudicial ao usuário”, afirmou Simão Pedro.

Na avaliação do modelo mineiro, Luiz Carlos da Silva citou que o estado é o terceiro mais endividado do país. “Minas Gerais vem sofrendo um processo de desindustrialização acelerado e devido ao arrocho salarial do funcionalismo público, os professores estão em greve há 105 dias. Esse é o resultado do choque de gestão de Aécio Neves”, opinou

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna