O líder da bancada do PT na Câmara Municipal, vereador Adenival Gomes está denunciando a falta de transparência da Prefeitura de Curitiba e da Urbs, responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo da cidade. Segundo ele a Urbs e o Fundo Municipal de Urbanização não têm sua contabilidade fiscalizada pelo legislativo municipal. “As duas contas, que anualmente totalizam cerca de um terço do orçamento do município, simplesmente não têm chegado até as mãos do poder legislativo”, denuncia o vereador.
Membro da Comissão de Economia e Fiscalização da Câmara, Adenival Gomes solicitou, na semana passada, vistas dos processos relativos às prestações de contas de 1998 e 2000 da Prefeitura que estão tramitando na Casa. Gomes constatou que as contas da Urbs foram ?desanexadas? de ambos os processos, antes que estes fossem enviados à Câmara Municipal pelo Tribunal de Contas (TC) do Estado. “As contas da Urbs e do Fundo de Urbanização de Curitiba são absolutamente inacessíveis ao vereadores”, afirma o líder do PT. “Assim como acontece com os demais fundos do município, essas contas deveriam ser publicadas e remetidas a cada três meses à Câmara Municipal”, afirma.
No orçamento deste ano, o Fundo de Urbanização de Curitiba é estimado em quase meio bilhão de reais. O orçamento total do município está fixado em R$ 1,69 bilhão.