Pessuti instala a Região Metropolitana de Maringá

O governador em exercício Orlando Pessuti (PMDB) e o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, instalaram na tarde de ontem a Coordenação da Região Metropolitana de Maringá.  

Sob a coordenação de João Ivo Caleffi, o órgão passa a contar com um espaço próprio, localizado em um prédio reformado, nos fundos do escritório regional do Paranacidade, na Avenida Humaitá, 268. ?Nós entendemos que a Região Metropolitana de Maringá é um ponto de agregação, de trabalho harmônico da nossa equipe de governo com os municípios e a sociedade civil organizada, para que o desenvolvimento dessa região aconteça de forma coletiva?, disse o governador em exercício.

Segundo Pessuti, quando o governo do Estado decidiu instalar a Região Metropolitana de Maringá (RMM) foi para congregar esforços na busca de mais desenvolvimento. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, a instalação da RMM é o resultado do trabalho desenvolvido durante os últimos quatro anos.

O prefeito de Maringá, Sílvio Barros II (sem partido), disse que a instalação da RMM vai possibilitar a solução de problemas comuns aos municípios da região. ?Problemas, por exemplo, na divisa de Maringá e Sarandi. Eu não posso aplicar recursos dos impostos dos maringaenses no outro município e nem Sarandi pode aplicar no nosso. A solução é resolver isso através de uma estrutura do Estado que é responsável por atender a vários municípios. É uma ação prática que a Coordenadoria da Região Metropolitana poderá fazer por nós?, explicou.

O coordenador João Ivo Caleffi (PT) falou de seus projetos. ?Vamos fazer um governo regionalizador, respeitando as cidades e as necessidades de cada região. Cada cidade tem um pólo de desenvolvimento. Vamos descobrir a vocação de cada uma delas para a geração de empregos?, afirmou. Ele disse que vai articular e criar políticas públicas integradas na cidade de Maringá e região. ?Vamos trabalhar dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável, ou seja, cuidando do meio ambiente, com a inclusão social?, adiantou.

A Região Metropolitana de Maringá foi criada em 1998, por lei de autoria do então deputado estadual Joel Coimbra, e implantada oficialmente em fevereiro de 2007 pelo governador Roberto Requião. Inicialmente constituída por oito municípios, a RM de Maringá é formada hoje por 14 municípios. Os outros seis foram incluídos por meio de leis complementares aprovadas na Assembléia Legislativa do Paraná. No mapa da Região Metropolitana de Maringá estão, além da cidade pólo: Sarandi, Paiçandu, Marialva, Mandaguari, Itambé, Floresta, Ivatuba, Doutor Camargo, Astorga, Mandaguaçu, Presidente Castelo Branco, Ângulo e Iguaraçu. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo