Ajustes

Pessuti anuncia mais três secretários

A conta-gotas, o governador Orlando Pessuti (PMDB) está nomeando os novos secretários. Ontem, foi anunciada a transferência de Ney Caldas da presidência da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) para a Secretaria da Casa Civil.

Já André Pegorer saiu da direção geral da Secretaria de Saúde para ocupar a Chefia de Gabinete do Governador. Ney Caldas é ex-vice-prefeito de Guarapuava e Pegorer é de Apucarana.

No Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Pessuti efetuou mais um remanejamento. O governador nomeou a economista e pesquisadora Maria Lucia de Paulo Urban para a diretoria do Ipardes, no lugar de Carlos Manoel Vasconcelos, que assume o cargo de diretor-geral da Secretaria da Saúde.

Vasconcelos ocupava esta mesma função no início do governo Requião. Pessuti nomeou ainda como o primeiro dos seus secretários especiais seu assessor na vice-governadoria José Correa. Ele trabalha com Pessuti há vinte e três anos.

Ney Caldas vai substituir o ex-secretário Rafael Iatauro, que comandou a pasta nos últimos três anos do governo Requião. A informação não oficial é que Iatauro será deslocado para uma das diretorias da Copel.

Antes de assumir o governo, Pessuti havia cogitado recriar a Secretaria de Governo que, no governo Lerner, tinha autonomia em relação à Casa Civil. Seria uma forma de separar a parte burocrática da pasta das funções políticas.

De uma vez

A expectativa é que, no início da próxima semana, Pessuti anuncie de uma vez só as demais mudanças que pretende fazer na equipe. O governador acenou com a possibilidade de contemplar novos partidos na equipe, como o PP.

Pessuti já fez várias conversas com a direção do PP com vistas à uma aliança com o PMDB em torno da sua candidatura ao governo nas eleições de outubro. Ainda estão em aberto as vagas dos titulares das Secretarias do Trabalho, que era comandada pelo deputado estadual Nelson Garcia, e do Controle Interno, anteriormente, ocupada pelo presidente estadual do PV, Jorge Melo Viana.

Os dois deixaram os cargos para disputar as eleições de outubro. Garcia reassumiu sua cadeira na Assembleia Legislativa, onde foi eleito em 2006 pelo PSDB.

Também estão sem titulares a presidência da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), e as direções da Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e ainda o diretor do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Na quarta-feira passada, Pessuti anunciou os novos secretários de Agricultura (Erikson Camargo Chandoha), Meio Ambiente (Jorge Augusto Calado) e Saúde (Carlos Moreira).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna