Voto2010

Pesquisas apontam Beto em vantagem para o governo

Com uma queima de fogos, em Curitiba, a campanha do candidato do PSDB ao governo, Beto Richa, comemorou ontem à noite em Curitiba os resultados das pesquisas realizadas pelos institutos Ibope e Datafolha divulgadas ontem, pela RPC TV.

As duas sondagens apontam vitória do ex-prefeito de Curitiba já no primeiro turno da disputa para o governo. O tucano atingiu 50% das intenções de voto no levantamento realizado pelo Ibope, e chega a 47% na pesquisa Datafolha. Seu principal adversário, Osmar Dias (PDT), tem 34% nas duas pesquisas.

De acordo com o Datafolha, Beto Richa subiu de 46% para 47% em comparação pesquisa divulgada semana passada pelo instituto. Osmar manteve os 34%. Nenhum outro candidato atingiu 1% das intenções de voto.

Brancos e nulos somam 3% e 15% ainda estão indecisos. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional eleitoral sob o número 19550/2010. O Datafolha ouviu 1200 pessoas entre os dias 23 e 25 deste mês. A pesquisa foi contratada pela RPC e pela Empresa Folha da Manhã.

Ibope

Pelo Ibope, Richa ampliou sua vantagem, saltando de 46% para 50%. Osmar oscilou de 33% para 34%. Os demais candidatos também não pontuaram. Brancos e nulos chegam a 4%.

Os indecisos somam 11%. A pesquisa, contratada pela RPC, ouviu 1008 pessoas entre 2.ª feira e ontem. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE-PR sob o número 19644.

A assessoria de Beto Richa divulgou a seguinte declaração. “É sinal de que estamos no caminho certo, apresentando as melhores propostas para reconduzir o Paraná para o rumo do desenvolvimento”.

Ontem, Beto fez campanha em Colombo, onde participou de um encontro com lideranças da Região Metropolitana de Curitiba. Já o senador Osmar Dias não comenta pesquisas de intenções de votos sobre a disputa ao governo desde o início da campanha eleitoral.

Senado

O Ibope também apurou as intenções de voto para o Senado. O ex-governador Roberto Requião (PMDB) lidera com 50%, seguido por Gleisi Hoffmann (PT), com 42%. Os dois integram a chapa majoritária de Osmar Dias.

Os dois candidatos da chapa de Beto Richa, os deputados federais Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP) inverteram as posições. Gustavo tem agora 20% das intenções de votos.

Antes, o tucano aparecia com 11% das intenções de votos. Na pesquisa anterior, Barros alcançava 15% das intenções de votos. Agora, está com 14%. Brancos e nulos chegam a 8%, enquanto há 32% de indecisos.