Pró-Reitores e professores de universidades e centros de pesquisa do Paraná pedem aos candidatos ao governo do Estado, apoio e verbas para o desenvolvimento da pesquisa. Um documento com diversas reivindicações está sendo entregue a todos os candidatos. As universidades e centros de pesquisa pedem principalmente a manutenção do Fundo Paraná , que recebe 2% da receita tributária estadual para o fomento à tecnologia, conforme o artigo 205 da Constituição Estadual. Os pesquisadores também querem fortalecimento da Fundação Araucária como entidade de amparo à pesquisa. Ainda sobre essa entidade, os representantes de universidades querem que um maior número de pesquisadores participe dos conselhos superiores.

No documento que já foi entregue aos candidatos, Beto Richa, do PSDB ? PFL e Padre Roque do PT, os professores pedem ainda a definição de mecanismos para a garantia da participação da comunidade científica e tecnológica em estratégias a serem fomentadas, assim como a transparência na destinação de recursos para pesquisa. Outra preocupação da comunidade científica do Estado é quanto a consolidação do Paraná Tecnologia, como instância de fomento de projetos em áreas prioritárias. Os professores também querem participar da definição dos projetos que receber recursos e vão ser pesquisados, segundo a pró-reitora de pesquisa e Pós Graduação da UFPR, Jaisa Soares de Sousa.

Além da UFPR, assinam o documento, pesquisadores do CEFET, CESUMAR, FACINTES, FUNPAR, PUC ? PR, UEL, UEM, UEPG, UNICENTRO, UNIOESTE, UNIPAR E UPT. Estas instituições envolvem atualmente 171.701 alunos, 12.559 docentes e 14.062 servidores técnico-administrativos. Nesta semana, o documento será entregue ainda aos candidatos, Roberto Requião do PMDB, Álvaro Dias, do PDT-PTB-PPB, Rubens Bueno, do PPS e Giovanni Gionédis, do PSC.

continua após a publicidade

continua após a publicidade