Já está registrada no Tribunal Regional Eleitoral a próxima pesquisa do Ibope para a sucessão estadual no Paraná. O Instituto começou a coleta das opiniões na última sexta-feira e deve concluir o trabalho de campo amanhã, segunda-feira.

A divulgação da pesquisa está prevista para a próxima quarta-feira, dia 28, pela Rede Paranaense de Televisão – Canal 12. A legislação eleitoral estabelece um intervalo mínimo de cinco dias entre o pedido de registro e o anúncio dos resultados da pesquisa.

A confirmação da nova sondagem gerou expectativa nos comitês centrais de campanha dos candidatos ao governo. Há uma curiosidade geral em saber se os levantamentos internos que não podem ser divulgados se não forem registrados na Justiça Eleitoral e que são feitos pela maioria dos partidos para controle próprio – são compatíveis com a aferição do Ibope.

A próxima sondagem já vai revelar o impacto inicial da propaganda eleitoral gratuita que começou a ser exibida na terça-feira, dia 20, nas emissoras de rádio e televisão. Os candidatos consideram os programas eleitorais a peça decisiva em suas campanhas.

No Paraná, entre as grandes empresas de pesquisas, o Ibope deve concentrar a atenção dos candidatos nesta campanha. O instituto concorrente, o Datafolha, segundo apurou O Estado, não vai monitorar as eleições do Paraná este ano. O Datafolha teria limitado suas sondagens à eleição presidencial e a disputa dos governos em apenas três estados, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Posições

A mais recente pesquisa do Ibope sobre a disputa majoritária no Paraná foi divulgada no dia 7 de agosto. Realizada entre os dias 2 e 5 de agosto, em 69 municípios, a pesquisa mostrou o candidato do PDT ao governo, senador Álvaro Dias, em primeiro lugar com 35% das intenções de votos, seguido pelo candidato do PMDB, Roberto Requião, com 28%. Os candidatos do PSDB, Beto Richa, e do PT, padre Roque, estavam empatados com 5%. Rubens Bueno do PPS estava com 2% no início do mês. Os indefinidos eram 12,9% e votos brancos e nulos somavam 5%.

continua após a publicidade

continua após a publicidade