O ministro chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Jaques Wagner, comemorou nesta segunda, 11, a liderança do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva nos cenários projetados pela pesquisa de intenção de votos para presidente da República em 2018 pelo Datafolha.

continua após a publicidade

Em uma série de postagens no Twitter, Wagner avalia que a pesquisa, divulgada no final de semana, mostra que “a força dos ataques não é maior que a força de um País que mudou, e muito, para melhor nos últimos 13 anos” e emenda: “Lula, mesmo sendo alvo de constantes e sucessivos ataques, aparece como líder em todos os quatro cenários pesquisados. É o povo brasileiro mostrando a sua confiança no homem que mudou a trajetória deste País”.

Apesar de o ministro não citar, na pesquisa Datafolha Lula aparece em empate técnico com a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede) em três dos quatro cenários, com a margem e erro de dois pontos porcentuais. No primeiro cenário, com a inclusão do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Lula tem 21%, Marina 19% e Aécio 17%, o que configuraria um tríplice empate técnico. No segundo cenário, com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), Marina teria 23%, Lula 22% e o tucano 9%.

Um terceiro cenário, com o senador José Serra (PSDB-SP) incluído, Lula e Marina teriam 22% e o parlamentar, 11%. Apenas na última projeção com Aécio e com a inclusão do juiz Sérgio Moro, Lula lidera isoladamente, com 21%, seguido de Marina, com 16%, Aécio, com 12% e Moro, com 8%.

continua após a publicidade