O diretório estadual do PSDB divulgou ontem, 20, uma pesquisa de intenções de votos, realizada pelo Ibope, apontando que os dois pré-candidatos do partido, o prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) e o senador Alvaro Dias, lideram a preferência do eleitor de Curitiba para a disputa ao governo nas eleições do próximo ano.

continua após a publicidade

Quando o prefeito Beto Richa é confrontado com os adversários do PMDB, PDT, PT e PV, suas intenções de votos variam entre 63% e 65%, dependendo dos adversários.

Os percentuais do senador Alvaro Dias são mais modestos, mas ele também ocupa o primeiro lugar na corrida eleitoral, quando substitui Beto como candidato do partido.

Alvaro oscila entre 30% e 39% frente aos mesmos nomes que integram os cenários de Beto. A pesquisa do Ibope é a primeira divulgada após as denúncias de irregularidades na campanha eleitoral do ano passado contra o prefeito de Curitiba.

continua após a publicidade

O site do Ibope informou que a pesquisa foi encomendada pela Rádio BandNews e as entrevistas foram feitas entre 16 e 18 deste mês, com 805 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Beto tem o percentual de intenções de votos mais alto quando os adversários são a presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann, e o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB). Gleisi nunca foi apontada como candidata ao governo pelo PT, onde o nome indicado é o do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Neste cenário, Beto que foi reeleito com 77% dos votos, está agora com 65% das intenções de votos, contra 12% obtidos por Gleisi e 5% dados a Pessuti.

continua após a publicidade

Único dos pré-candidatos dos pequenos partidos incluídos na pesquisa, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko (PV), não pontua. Os votos em branco e nulo somam 13%. Os indefinidos são 6%.

No segundo cenário, Beto vai para 63%, quando a disputa se dá com o senador Osmar Dias (PDT), que aparece com 14%. Pessuti alcança 4% e Burko fica com 1%. Os votos brancos e nulos são 11% e os indefinidos permanecem em 6%.

Sem ele

Quando o prefeito de Curitiba sai da cena eleitoral, o senador Alvaro Dias aparece com 30% das intenções de votos. O segundo colocado é o senador Osmar Dias com 26%, seguido de Pessuti com 8% e Burko com 2%.

Na segunda hipótese, quando Osmar não é candidato e a disputa é com Gleisi Hoffmann, Alvaro sobre para 39%. Ela aparece em segundo com 18%. Pessuti e Burko mantêm os mesmos percentuais. Os votos nulos e brancos variam 22% e 23% e os indefinidos entre 10% e 12%.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, Beto Richa obtém 21%, Alvaro Dias e Osmar Dias obtêm 3% cada e Gleisi Hoffman e Orlando Pessuti aparecem com 1% cada um. Cerca de 55% dos curitibanos não citam espontaneamente um candidato ao governo do Paraná.

O Ibope avaliou a gestão de Beto na prefeitura. Ótima ou boa foi a classificação escolhida por 73% dos entrevistados. Outros 19% definiram a administração de Beto como regular, enquanto 6% a classificam como ruim ou péssima. A aprovação do tucano é de 81%.