Para votar, basta que o eleitor compareça ao seu local de votação levando documento de identidade original com foto. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral orienta que os cidadãos levem também o título de eleitor, pois muitos tiveram seus locais de votação alterados devido ao recadastramento biométrico. “É muito importante, principalmente se o reconhecimento biométrico não for possível”, ressalta o juiz da 1.ª Zona Eleitoral, Marcelo Wallbach. Quem não votar terá que pagar multa à Justiça Eleitoral.
Caso o eleitor tenha perdido o título e não se lembre de seu local de votação, pode consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) -www.tse.jus.br, no link Título e Local de Votação.
Justificativa
Quem não estiver em sua cidade deve justificar a ausência em qualquer colégio eleitoral, portando o requerimento de justificativa, disponível nos locais de votação ou no site do TSE, no link Justificativa Eleitoral. Outras dúvidas podem ser respondidas pelo telefone (41) 3330-8674. Neste ano, devido ao recente recadastramento biométrico, o TRE-PR estima que a abstenção em Curitiba fique em cerca de 5% – contra 15% de média nas últimas eleições.
Cancelados
O TRE também alerta que os eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico estarão impedidos de votar e justificar a falta, pois os títulos foram cancelados. Cerca de 150 mil eleitores de Curitiba estão nesta situação e só poderão regularizar o cadastro a partir da segunda semana do mês que vem, na Central de Atendimento do TRE-PR.