Peemedebista preside encontro sobre Mercosul

 Sob a presidência do senador Roberto Requião (PMDB), governador eleito do Paraná, será aberta em Brasília na próxima segunda-feira, a 20ª Reunião Plenária da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul a ser realizada no auditório do Iinterlegis no Senado. Ainda no dia 2, será aberta a Exposição da Tríplice Fronteira no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados, com a participação de entidades públicas e privadas da região de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad Del Este.

A vigésima reunião plenária da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul contará com a presença da presidente do Parlamento Andino, deputada Jhamett Madriz Sotillo, representando os parlamentos dos países daquele bloco. Estarão presentes também o representante do Congresso da República da Bolívia, Chile e da Venezuela como membros convidados.

A participação de membros do Poder Legislativo desses países faz parte da estratégia da Comissão de ampliar a discussão dos problemas regionais e integra o Mercosul com o Pacto Andino, especialmente nas discussões da Alca (a polêmica Associação de Livre Comércio das Américas), explicou o senador Roberto Requião, presidente da Comissão Parlamentar Conjunta.

Os debates a respeito do tema ganharam ainda mais destaque depois da proposta, feita na semana passada pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, de criação de um Parlamento das Américas. Segundo o presidente eleito, que também está preocupado em fortalecer o bloco dos países latino-americanos, o Parlamento teria de ser viabilizado antes mesmo da Alca.

Em setembro, durante a realização do Primeiro Fórum de Debates sobre Integração Fronteiriça, realizado em Foz do Iguaçu, a Comissão Parlamentar Mercosul elaborou a Carta de Foz do Iguaçu, como contribuição do Estatuto de Fronteiras do Mercosul a ser elaborado pelo Grupo do Mercado Comum. Na carta, os representantes dos parlamentos do Mercosul sugerem políticas públicas para as áreas do comércio, trabalho e saúde. No segundo encontro, a ser realizado no ano que vem, a discussão será sobre a educação, turismo e meio ambiente.

Na exposição sobre o Potencial de Desenvolvimento da Região Geográfica da Tríplice Fronteira, a representação brasileira reservou a galeria de exposições para que a prefeitura de Foz do Iguaçu e Itaipu Binacional apresentem o potencial turístico e econômico da região no lado brasileiro. Os governos municipais e provinciais da Argentina e Paraguai também estão expondo painéis sobre suas regiões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo