O primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB- SP), leu em plenário, na tarde desta quinta-feira (3), a denúncia elaborada pelos juristas Hélio Bicudo (fundador do PT), Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal em que pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
No documento, eles pedem o afastamento da petista sob a alegação de que Dilma cometeu crimes de responsabilidade fiscal, por meio das chamadas “pedaladas fiscais” e da edição de seis decretos de abertura de créditos suplementares no valor de R$ 2,5 bilhões, em desacordo com a legislação orçamentária.
Após a leitura do pedido, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deve ler o parecer divulgado ontem, em que autorizou a abertura do processo de impeachment na Casa. No documento, ele afirmou haver indícios suficientes de que Dilma teve “participação direta” na edição dos decretos de créditos suplementares.
O parecer também associa a compra da Refinaria em Pasadena, nos Estados Unidos, ao suposto crime de responsabilidade cometido pela petista. A compra do equipamento gerou perdas de pelo menos US$ 792 milhões à Petrobras, segundo oTribunal de Contas da União (TCU), e foi feita na época em que Dilma presidia o conselho de administração da estatal.
Via Gazeta do Povo.