Foto: Arquivo/O Estado

Kato: ex-prefeito.

continua após a publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral recebeu o primeiro pedido de impugnação de candidatura nesta campanha eleitoral. O ex-prefeito de Paranavaí e candidato a deputado estadual pelo PMDB, Teruo Kato, foi o alvo da denúncia, protocolada no final do expediente de anteontem, pela coligação Paraná de Verdade, que reúne os candidatos proporcionais do PDT, PTB e PP.

A assessoria do TRE informou que o pedido se fundamenta na rejeição das contas do mandato de Kato na prefeitura pelo Tribunal de Contas do Estado. Ele foi prefeito entre 98 e 2002. Conforme a Justiça Eleitoral, mesmo que a sentença não tenha transitado em julgado, a candidatura pode ser indeferida se o administrador público não tiver apresentado recurso à ação.

Conforme a assessoria da coligação Paraná de Verdade, Kato teve as contas recusadas por quatros anos seguidos. O ex-prefeito de Paranavai afirmou ontem a O Estado que não teme perder o registro da candidatura. Ele mencionou que a Câmara Municipal de Paranavaí não chegou a julgar o parecer do Tribunal de Contas. "Estou tomando todas as providências jurídicas. Antes mesmo de registrar a candidatura, já conversamos com nossa assessoria jurídica", afirmou.

Rito

O prazo para dar entrada nos pedidos de impugnação das candidaturas termina no próximo sábado, dia 15, às 19 horas. Depois disso, os denunciados serão notificados pela justiça eleitoral e, a partir desse momento, terão sete dias para apresentar a defesa. O processo ainda ficará sob análise do Ministério Público Eleitoral durante quatro dias, antes de o pedido começar a ser julgado pelo TRE. 

continua após a publicidade