Gustavo Fruet se tornou uma pedra no sapato dos institutos de pesquisas. Mais uma vez, o candidato do PDT teve uma votação maior do que a prevista. E desta vez, o resultado das urnas mostrou um cenário bem diferente do apontado pelos levantamentos eleitorais, incluindo a boca de urna.
Quando as urnas foram fechadas, às 17h, a pesquisa de boca de urna do Ibope apontou o segundo turno entre Ratinho Junior (34%) e Luciano Ducci (29%). Fruet apareceu em terceiro, com 24%. O resultado da eleição ficou fora até mesmo da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais.
Um dia antes, o Datafolha também apontava para a disputa entre Ratinho (34%) e Ducci (26%). Fruet aparecia com 23%, empatado com o atual prefeito no limite da margem de erro, de três pontos percentuais. No mesmo dia, o Ibope mostrou Ratinho com 35%, Ducci com 26% e Fruet com apenas 19%.
Depois da apuração, Fruet criticou duramente os institutos. “Não vou falar em má-fé, mas é uma diferença muito grande, que precisa ser questionada. As pesquisas têm efeito sobre decisão do eleitor, sobre o ânimo dos militantes e até sobre a arrecadação das campanhas. É um crime, que se repete como na última eleição para o Senado”, atacou.
Há dois anos, Fruet também teve nas urnas um desempenho bem melhor do que o previsto pelas pesquisas. Então no PSDB, ele teve 23,1% dos votos, contra 24,8% do ex-governador Roberto Requião (PMDB). Dias antes, as pesquisas apontavam uma vantagem de até 20 pontos para Requião.
Sem revanche
O resultado da eleição em Curitiba foi uma derrota pessoal do governador Beto Richa. Para concorrer à prefeitura, Fruet teve que deixar o PSDB, que, sob influência de Richa, preferiu apoiar Luciano Ducci. Fruet foi para PDT e buscou o apoio dos até então adversários do PT. Mesmo assim, Fruet preferiu não criticar diretamente o ex-aliado. “Prefiro não falar sobre quem foi o maior derrotado. O momento é de agradecimento a quem nos apoiou. Temos que ter humildade na derrota, mas principalmente na vitória. O grande vencedor é o eleitor da cidade”, afirmou.
