O governo Cida Borghetti (PP) realizou uma entrevista coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (4) para anunciar a intervenção nas seis concessionárias de pedágio do Paraná. O governo detalhou quais medidas serão tomadas. A decisão foi tomada a três dias da eleição, em que Cida disputa a chance de ir para o segundo turno, em uma corrida que mostra, segundo a pesquisa Ibope, com chances de Ratinho Junior (PSD) ser eleito no primeiro turno.

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Durante a entrevista, o secretario de Infraestrutura e Logística do Estado, Aberlado Lupion, anunciou que a partir desta sexta-feira (5) as praças de pedágio terão ações fiscalizatórias, nas concessionárias de pedágio, feita de coronéis reformados da Polícia Militar. “Os interventores vão ter a obrigação de buscar informações nas sedes dos pedágios. Serão os olhos do Estado e da Justiça nas praças”, disse.

Apesar disso, o secretário não informou que medidas efetivas os interventores deverão adotar e, sobre a redução do valor do pedágio, disse que “vai depender da Justiça”. “O pedido foi feito pelo estado e está na mão da Justiça se o [valor do] pedágio baixa”.

A coletiva teve, além de Lupion, a presença do controlador geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura. Cida Borghetti, no entanto, não compareceu.

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Pedágio e investigações

Segundo o governo, a decisão é uma consequência das irregularidades descobertas pela Operação Lava Jato no pedágio. A investigação aponta que havia um conluio entre a cúpula da gestão Beto Richa, servidores públicos e as concessionárias, com superfaturamento de obras e realização de aditivos contratuais para pagar propina. Trata-se das operações Integração 1 e 2, deflagradas em fevereiro e setembro.

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Como reação, o governo tentou uma medida judicial para reduzir as tarifas imediatamente em 25%. O pedido de liminar está sendo avaliado pela Justiça, mas havia prazo para apresentação de argumentos até sexta-feira (5). Só depois das defesas entregues, o juiz decidiria – isso poderia acontecer nos dois dias antes do pleito ou apenas depois da eleição.

Não é a primeira vez que o governo do Paraná decide, unilateralmente, reduzir as tarifas de pedágio. A medida foi tomada na gestão Jaime Lerner, em 1998, também por motivação eleitoral – e acabou garantindo a reeleição dele. Contudo, a decisão teve um alto custo para os usuários do sistema. A forçada diminuição nas receitas das concessionárias acabou sendo compensada com aditivos contratuais, que aumentaram os preços e reduziram a quantidade de obras a serem realizadas.

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