PEC da Instituição Fiscal Independente está na pauta desta quarta no Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria a Instituição Fiscal Independente (IFI) está na pauta de apreciações desta quarta-feira, 12, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O IFI, que tem como objetivo dar mais transparência às contas públicas, é um dos itens da agenda anticrise apresentada esta semana pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Se for aprovado, o projeto seguirá para a apreciação no plenário da Casa.

A proposta, de autoria de Renan Calheiros, recebeu parecer favorável do relator José Serra (PSDB-SP). O tucano, porém, fez algumas mudanças no projeto, a começar pelo nome. Renan havia batizado o organismo de Autoridade Fiscal Independente (AFI). Serra mudou para IFI.

Em seu parecer, Serra afirma que o novo órgão não terá a mesma função do Tribunal de Contas da União (TCU). “Enquanto o TCU e demais órgãos de controle buscam avaliar a regularidade das operações e das ações do Estado, em geral, uma IFI provê informações e análises nos campos macroeconômico, fiscal e orçamentário. Não é parte de seu escopo julgar ou punir, mas, sim, fazer projeções, estimar parâmetros e traçar cenários possíveis para variáveis econômico-fiscais”, argumenta.

O senador também fez questão de destacar importância do TCU, ao dizer que foi graças ao órgão que a sociedade tomou conhecimento das chamadas “pedaladas fiscais” praticadas pelo governo.

Segundo o texto do tucano, o órgão será dirigido por um conselho diretor, formado por um diretor-geral e dois diretores. O primeiro será indicado pelo presidente do Senado e os outros dois pelas comissões que tratam dos assuntos econômicos no Senado e na Câmara. Os mandatos serão de três anos.

Para garantir o perfil técnico do órgão, a IFI será formada por 50 servidores que terão de prestar concurso, dos quais 30 terão de possuir títulos de doutorado ou mestrado na área.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna