Eleição

PDT faz encontro com seus prefeitos no Estado

Disposto a mostrar que segue com seu projeto de concorrer ao governo no próximo ano, o senador Osmar Dias convocou para uma reunião, em Curitiba, os 38 prefeitos e os vice-prefeitos do PDT no estado.

Oficialmente, o encontro marcado para às 8 horas da manhã da próxima segunda-feira, 15, servirá para Osmar discutir com os prefeitos do seu partido algumas diretrizes do plano de governo e experiências das administrações pedetistas. Mas a reunião também é uma forma de o senador demonstrar que está acelerando seu ritmo de pré-candidato em 2010.

O senador disse que tem ainda os próximos seis meses, até o final do ano, para costurar as alianças do projeto de candidatura ao governo. Mas que o ritmo das articulações, principalmente com o bloco formado pelo PT e demais partidos da base aliada do presidente Lula, segue o compasso da construção da candidatura dos tucanos, que tinham um acordo com Osmar para apoiá-lo em 2010. “A conversa com o PT avança com a mesma desenvoltura que a candidatura do PSDB”, provocou o senador.

Depois de uma série de reuniões com lideranças estaduais do PT e algumas em Brasília, Osmar mantém o PT em compasso de espera. Para o senador, o desejo do presidente da República de formar um palanque no Paraná reunindo todas as forças que integram a base de apoio do seu governo depende da atuação de Lula.

“Esta costura depende apenas dele”, disse o senador, cuja candidatura não agrega o PMDB do governador Roberto Requião que, neste momento, ensaia uma aproximação com o PSDB por meio da sua bancada estadual.

Sobre as versões de que estaria disposto a deixar de lado o projeto de concorrer ao governo em favor de um acordo para apoiar a candidatura do PSDB ao governo, disseminadas nos últimas dias, Osmar disse que seus encontros para discutir o plano de governo são a resposta que tem para oferecer neste momento.

“O projeto Paraná é a resposta que eu tenho para dar agora. Esta conversa de que não haveria candidatura não é nova. Já foi assim em 2006”, relembrou o senador.

Pé na estrada

Enquanto as conversas prosseguem, ora com o PT ora com o PSDB, Osmar apressa a confecção do plano de governo. Osmar já fez três reuniões ampliadas para debater o projeto a primeira foi o lançamento do programa em Foz do Iguaçu e a próxima será em Colombo, no próximo dia 27.

A Região Metropolitana de Curitiba é uma das áreas estratégicas para qualquer candidato ao governo, já que concentra cerca de 30% do eleitorado do Estado. Na disputa eleitoral de 2006, o senador teve 34,8 mil votos em Colombo, o equivalente a 38,02% do total, enquanto seu adversário, o atual governador Roberto Requião (PMDB), contabilizou apoio de quase 62%, com 56,8 mil votos.

Enquanto Osmar Dias foi o mais votado nas grandes cidades do estado, como Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, Requião ganhou com folga nos municípios da RMC, o que foi decisivo para sua apertada vitória, por cerca de 10 mil votos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna