PDT e PTB decidem fazer convenção comum no dia 29

O PDT e o PTB decidiram fazer uma convenção conjunta no próximo dia 29, no Centro de Convenções de Curitiba, para homologar a aliança de apoio à candidatura do senador Álvaro Dias (PDT) ao governo.

Na próxima segunda-feira, as duas executivas estaduais se reúnem para organizar a convenção, que irá formalizar o lançamento de chapa única para a Assembléia Legislativa e Câmara Federal e indicar o candidato a vice-governador e um candidato ao Senado (a outra vaga está reservada para o senador Osmar Dias). Nenhum dos nomes está fechado e a indicação aguarda o desfecho de negociações que começaram a ser feitas como o presidente do PPB estadual, deputado federal José Janene, no início desta semana. Álvaro tem a prerrogativa de escolher seu vice. O PTB indicou o deputado estadual Luis Accorsi que conversa com o candidato ao governo e o presidente nacional do partido, José Carlos Martinez, na próxima sexta-feira, em Curitiba. Apesar da sugestão, Álvaro pode escolher o nome do seu vice. No PDT, a opção cogitada é a do ex-candidato a prefeito de Curitiba em 2000, o arquiteto Luiz Forte Netto.

Além do PPB, Alvaro também está conversando com o PL, que decide hoje em Brasília se faz aliança com o PT de Luis Inacio Lula da Silva. Se o partido não fechar aliança nacional com o PT, a tendência é o PL entrar na coligação com o PDT e o PTB. A vaga de vice e uma das vagas ao Senado esperam pelo desenrolar destas negociações. Se não houver entendimento com PPB e PL, o PTB pretende reivindicar uma candidatura ao Senado. O nome seria o da empresária Maria Cristina Andrade Vieira. Além desta vaga, o PTB já acertou com o PDT a indicação do suplente do senador Osmar Dias. O secretário-geral do partido, Emerson Palmieri, é um dos petebistas interessados em ser o suplente do senador.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo