Foto: Agência Câmara |
Gustavo Fruet: deputado entra na campanha do senador. continua após a publicidade |
A cúpula estadual do PL, reunida em Curitiba ontem, definiu o apoio à candidatura de Osmar Dias (PDT) para o governo do estado. No primeiro turno, o partido esteve coligado ao PT. De acordo com os integrantes da legenda, o partido quer participar da administração caso o candidato seja eleito.
O presidente estadual do PL, deputado federal Pastor Oliveira Filho, afirmou ainda que a história do partido com o outro candidato, Roberto Requião (PMDB), não é boa. ?É melhor perder com o Osmar do que ganhar com o Requião?, disse Oliveira referindo-se ao fato de o PL ter apoiado Requião em 2002 e ter sido agraciado com os cargos que almejava na administração do PMDB. Não é o que pensa o ex-prefeito de Guarapuava, Victor Hugo Burko, que foi candidato a vice-governador na chapa do senador Flávio Arns (PT) ao governo. Burko já declarou seu apoio ao governador licenciado Roberto Requião (PMDB). No primeiro de outubro o PL elegeu dois deputados federais, Fernando Giacobo e Chico da Princesa, e um deputado estadual, Chico Noroeste.
A campanha de Osmar Dias também anunciou outro reforço: o de Carlos de Carvalho, que foi candidato a deputado federal derrotado pelo PSL. Carvalho protocolou junto ao Tribunal Regional Eleitoral pedido de desfiliação partidária, alegando não concordar com as acusações feitas a Osmar Dias pelo presidente daquela sigla, Antonio Roberto Filho.
Carvalho disse que discordou, manifestou sua dissidência com o PSL, para em seguida entrar com processo de filiação no PDT. ?Vou participar da campanha de Osmar?, adianta, ?por motivo das posições do presidente?, diz. No entanto, mais de peso é o reforço do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), que obteve a maior votação no Paraná para a Câmara Federal. Fruet informou ontem que está cumprindo agenda de encontros em apoio à candidatura do senador. O deputado esteve em Araucária e Mandirituba e participou de convenção de igrejas evangélicas em Curitiba, representando Osmar Dias. O deputado também manteve aberto um de seus comitês de campanha, na Rua Kellers, para reforçar a campanha do candidato de oposição.
Se o PL vai com Osmar, o presidente do PCdoB do Paraná, Milton Alves, anunciou também ontem o apoio oficial do partido ao candidato do PMDB, Roberto Requião. Na próxima segunda-feira, dia 16, o partido pretende fazer um ato político em apoio ao peemedebista.
O PCdoB foi aliado de Arns no primeiro turno e agora vai orientar os seus militantes a se empenharem na candidatura do PMDB, no Estado, e na reeleição de Lula, para presidente. O partido já preparou uma agenda de campanha em apoio à reeleição de Lula e Requião, que será divulgada durante o ato político na próxima segunda-feira. O PCdoB não conseguiu eleger nenhum deputado nas eleições deste ano.